Linguagem Coloquial
Texto na linguagem coloquial.
Oi amiga beleza? Quanto tempo que nois num se vê. Ta tudo jóia? Desde que tu saiu tá tudo igualzin.Cada dia que passa nosso país piora um tiquin, o país tá num beco sem saída,de um lado a violência que tomou conta de tudo. nois num pode nem sair de casa, que já é assaltado.Nois num temos sigurança de jeito nem um.Os poliça que tinha que fazer nossa segurança são os primeiros ladrão que se junta com os político que só promete e num cumpre, e quem sofre com isso é nois. Nois tá num mundo onde quem tem poco fica na pobreza, e quem tem muito continua ganhando mais. Inté quando vai demorar essa situação? Sem falar na saúde é gente na fila dos hospital isperando uma vaga pra ser atendido. Será que num vai miorar essas coisas não? Enquanto isso tamos aqui sofrendo mais que suvaco de alejado, graças a esses cabra ruim que só se procupa Cá gente quando xega nos dias de votar. Mais fora isso ta tudo bom. Tô com muita saudade de tu muié estou esperando a tua chegada vem logo quando puder. Ta bom um beijo fica na paz!!!
LINGUAGEM CULTA
Linguagem culta é uma expressão empregada pelos linguistas brasileiros para designar o conjunto de variedades lingüísticas efetivamente faladas, na vida cotidiana, pelos falantes cultos, sendo assim classificados os cidadãos nascidos e criados em zona urbana e com grau de instrução superior completo.
Texto na linguagem culta.
" - Ora, senhor Jones, se não podes venerar àqueles a quem dedica todos os dias de sua vida, o que fazes neste lugar proibido? Me parece contraditório da sua parte estar neste templo de Atenas tão longe de Londres, neste dia tão importante para a realeza! Ou será que está aqui pelos planos de Maria Antonieta?
- Celcimerlin, meu senhor, não tenho a intenção de insultar a