Anemia falciforme
NASCIMENTO, ANS ¹; SANTOS, NC²;
SILVA, JMR³; SILVA, MM4; SOUZA, JB 5.
1,2,3,4 e 5 – Estudantes do 4º semestre de Biomedicina da Universidade Guarulhos
Introdução
O sangue é formado de células vermelhas chamadas hemácias, que apresenta a forma discoide, bicôncava e são repletas de um pigmento chamado hemoglobina o que da a cor vermelha ao sangue, sua função é transportar oxigênio e ferro para todos os órgãos. A hemoglobina quando em funcionamento normal é chamada de HbA.
A eletroforese de hemoglobina é o exame laboratorial específico para o diagnóstico da anemia falciforme, mas a presença da hemoglobina S pode ser detectada pelo teste do pezinho quando a criança nasce.
Não há tratamento específico para a anemia falciforme, uma doença para a qual ainda não se conhece a cura. Os portadores precisam de acompanhamento médico constante (quanto mais cedo começar, melhor o prognóstico) para manter a oxigenação adequada nos tecidos e a hidratação, prevenir infecções e controlar as crises de dor.
A Anemia Falciforme é uma anemia hemolítica hereditária, onde a hemoglobina possui uma forma de foice, uma patologia predominante em negros. Por ser uma doença genética o portador da anemia recebe dos pais o gene mutado, tanto da mãe como do pai, quando é recebido somente de um, a criança possuí traços da falciforme.
Objetivo
Caracterizar o que é Anemia Falciforme.
Metodologia
Para elaboração deste estudo foi realizada uma revisão da literatura especifica sobre o tema, em materiais publicados em revistas científicas..
O acervo on-line acessado foi: Scielo (Scientific Electronic Library
Online). Utilizaram-se dados já trabalhados por outros pesquisadores e devidamente registrados. As palavras utilizadas para pesquisa sendo palavras chave foram: Hemoglobina;
Falciforme; Anemia;
Característica.
Considerações Finais
A Anemia Falciforme é uma doença genética, crônica e não possui cura.
Decorrem de uma mutação no gene da