Torcicolo
O pescoço estende-se da cabeça aos ombros e tórax. Seu limite superior é ao longo das margens inferiores da mandíbula e das partes ósseas na face posterior do crânio. A parte posterior do pescoço é mais alta do que da anterior e liga as vísceras cervicais às aberturas posteriores das cavidades nasal e oral.
O limite do pescoço estende-se da parte superior do esterno, ao longo da clavícula, indo ao acrômio adjacente que é uma projeção óssea da escápula. Posteriormente o limite inferior do pescoço é menos bem definido, mas pode-se ter uma idéia aproximada traçando-se uma linha entre o acrômio e o processo espinhoso da vértebra C7 (7ª vértebra cervical), que é proeminente e facilmente palpável. A margem inferior do pescoço encerra a base do pescoço.
Compartimentos
O pescoço tem quatro compartimentos principais, que são encerrados por um colar masculofascial externo.
1. O compartimento vertebral contém as vértebras cervicais e os músculos posturais associados;
2. O compartimento visceral contém glândulas importantes (tireóide, paratireóides e timo) e partes dos tratos respiratórios e digestório que passam entre a cabeça e o tórax:
3. Os dois compartimentos vasculares contem os grandes vasos e o nervo vago.
Laringe e faringe
O pescoço contém duas estruturas especializadas associadas aos tratos digestório e respiratório – a laringe e a faringe.
A laringe é a parte superior das vias aéreas baixas e fixa-s abaixo à parte superior da traquéia e acima, por uma membrana flexível, ao osso hióde, que por sua vez, está fixado ao assoalho da cavidade oral. Muitas cartilagens formam uma estrutura de sustentação para a laringe, que tem um canal central oco. As dimensões deste canal central podem ser ajustados por estruturas de partes moles associadas à parede laringe. As mais importantes destas sãos as duas pregas vocais laterais, que se projetam entre si dos lados adjacentes da cavidade laríngea. A abertura superior da laringe (adito da laringe) é inclinada