linguage artística na educação infantil
A linguagem artística na educação infantil desenvolve nas crianças, habilidades que serão essenciais para a formação de um caráter sensível e reflexivo. Quando as crianças assam a ter contato com essa linguagem, elas podem realizar agrupamentos de cores, formas, utilidade.
"Ainda é uma realidade, numa grande parcela das escolas em geral, a pequena importância que é dada ás atividades artísticas." (NICOLAU, 2003, p. 144) Para realizar um trabalho de artes visuais deve-se pensar primeiramente em promover ludicidade, apreciação e principalmente muita diversão, o que faz surgir o interesse e a curiosidade através daquilo que chama a atenção das crianças.
Para entender um desenho realizado PR uma criança da educação infantil, é um pouco difícil pois o mesmo não transmite as expressões que estudamos, ou seja com os estereótipos, porém se perguntarmos a criança que realizou desenho, ela irá descrever com todos s detalhes e assim passa-se a ter significação diante do processo de ensino-aprendizagem da educação infantil.
“As crianças em contado com a arte expressam muitas sensações é o que explica (FERREIRA, 2009, p 30 – 31)”
As oficinas envolvem a construção de objetos úteis, lúdicos e estéticos (brinquedos, construções e assemblages). Nesta ação as crianças transformam materiais certamente, mas também ideias, sentimentos, significados simbólicos das brincadeiras.
Assim, a criança, em oficinas que exploram a capacidade de criação da própria arte, é capaz de expressar seus pensamentos atraídos pela ludicidade e a linguagem artística em si. Por isso, a arte deve transferir a ideia de satisfação e descobertas da própria imaginação.
"O corpo se põe em movimento ao tempo que a imaginação também o faz." (p. 52).
A linguagem artística deve acompanhar cada processo de aprendizagem das crianças. Os momentos destinados às produções dessa linguagem evidenciam nas crianças, a capacidade de