lingua portuguesa
Iniciamos esta atividade com o objetivo de entender melhor conceitos sobre coesão e coerência que fazem parte da textualidade.
Coerência é a relação lógica entre as ideias, pois essas devem se complementar, é o resultado da não contradição entre as partes do texto.
A coerência de um texto inclui fatores como o conhecimento que o produtor e o receptor têm do assunto abordado no texto, conhecimento de mundo, o conhecimento que esses têm da língua que usam e intertextualidade.
Coesão é aquilo que tem lógica, que forma um todo harmônico, coerente. Por isso, a ligação entre coesão e coerência é tão falada! As normas gramaticais estão presentes em todos os textos, em alguns muito bem aplicados. Vamos ver a seguir como se dá a aplicação da coerência e da coesão, assim como aplicar o uso da vírgula e substituições.
DESENVOLVIMENTO
1- a) O texto é coerente? Por quê?
R. Sim, pois não apresenta contradição no mesmo.
b) O texto tem coesão? Por quê? Utilize elementos do texto – substantivos, pronomes, conjunções etc. – para fundamentar sua resposta.
R. Sim, o texto é coeso. Ele apresenta ligação com a gramática da língua, por meio dos substantivos: era, industrial, produção, felicidade, etc. Pelos pronomes: esse, essa, ele, seu, pelas preposições: em, por, para; pelos advérbios: como, além, através, não e pelas conjunções: mas e se.
2. Na Unidade 3 (ZAMPRONEO, 2012), foram revistas algumas normas gramativais imprescindíveis à elaboração escorreita de textos.
Conforme o que você aprendeu, resolva os exercícios seguintes.
I– (FUVEST) Complete as frases a seguir com as formas corretas dos verbos indicados entre parênteses.
a) Quando eu resolver os livros, nunca mais os emprestei. (reaver)
b) Os alienados sempre mantêm neutros. (manter-se)
c) As provas que contivessem mais erros seriam comentadas. (conter)
d) Quando ele compuser uma canção de paz, poderá descansar. (compor)
II– "O tráfico de animais