lingua portuguesa
Princípios de Resoluções de Problemas
Primeiramente, devemos entender e compreender a palavra “problema”. Podemos dizer que problema é uma proposta duvidosa, que pode ter numerosas soluções, ou questões não resolvidas e que é objeto de discussão, segundo definição encontrada no Dicionário Aurélio.
Preferimos dizer que problema é uma questão que foge a uma determinada regra, ou melhor, é o desvio de um percurso, o qual impede de atingir com sucesso um determinado objeto.
Algoritmos
Um Algoritmo é uma seqüência de instruções limitadas, ordenadas de forma lógica para a resolução de uma determinada tarefa ou um problema.
Programas
Os programas de computadores os algoritmos escritos numa linguagem de computador.
Existem diversas linguagens de programação, tais como Java, C, C++, (Pascal Delphi) Essas linguagens são interpretados e executados por uma máquina, no caso um computador. É importante ressaltar que o computador executa exatamente os comandos escritos nas linguagens de programação. Assim um comando colocado em lugar errado levará ao erro na execução do programa. Outro fator de erros é a desobediências nas regras de escrita, impedindo a execução do programa.
Lógica de programação
A lógica em programação, é a técnica de encadear pensamentos para atingir um determinado objetivo. O objetivo principal da Lógica de Programação é demonstrar técnicas para resolução de problemas e consequentemente automatização de tarefas.
Representação da lógica
Para desenvolver um programa é preciso ter um bom raciocino lógico, para representarmos está lógica utilizamos as simbologias dos algoritmos. Na linguagem computacional temos três tipos de algoritmos mais utilizados, são eles: descrição narrativa, fluxograma e pseudocódigo ou portugol, que descreveremos a seguir.
Regras para construção do Algoritmo
As regras para escrever um algoritmo não são complexas, basta ser