Estatística Preferência em uma vaga de Emprego
Emprego
Resumo: Este artigo analisa, por meio de um estudo de caso, a importância de seis fatores para a escolha de um emprego. A pesquisa foi realizada em outubro de 2013 junto a 200 alunos do curso de administração de empresas da Faculdade Network – Campus Nova Odessa. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário, distribuído pessoalmente aos participantes da pesquisa, onde foram verificados os seguintes fatores: remuneração, benefícios, ambiente de trabalho e localidade.
Palavras Chave: Remuneração - Ambiente de Trabalho - Gestão de Pessoas
1 - Fatores
1.1 - Salários
Este fator na Era Industrial foi um ótimo motivador; os funcionários eram orientados ao trabalho automatizados, onde o trabalho não era recompensado e as falhas eram punidas de forma severa, não havia harmonia, diálogo entre o chefe e o empregado, o único elo entre ele e a empresa era o salário.
Atualmente com os avanços que buscam uma multifuncionalidade dos colaboradores, as empresas mostram a importância destes na organização, onde eles são desafiados constantemente a inovar, assim também é preciso evoluir a forma de remunerar.
De acordo com Chiavenato (2004, pag. 257), ninguém trabalha de graça. Como parceiro da organização, cada funcionário está interessado em investir com trabalho, dedicação e esforço pessoal, com seus conhecimentos e habilidades desde que receba uma retribuição adequada.
Embora alguns gestores encontram-se amarrados em uma era contemporânea junto a alguns colaboradores, a estes sim, o salário pode ser o único fator motivacional.
Existem diversas maneiras de definir o termo salário, dependendo de sua forma de aplicação ou como ele se apresenta para o empregado ou para o empregador. Algumas das principais definições sobre o termo salário são:
Tipo de salário
Definição
1. Salário nominal
É aquele que consta na ficha de registro, na carteira profissional e em todos os