Lingua portuguesa
Se, como diz o próprio autor na epígrafe da obra, entre a boca da noite e a madrugada, tudo aumenta – o amor, a paz, o sono, o sonho, o silêncio, o ódio, o mistério, o medo, a população -, certamente, sua admiração por Milton Dias aumentou após a leitura das belas crônicas constantes na obra Entre a boca da noite e a madrugada.
01. A) Acerca da vida e da obra de Milton Dias, assinale V ou F, conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma sobre o cronista.
I.
(
)
Uma das obras mais conhecidas de Milton Dias, Relembranças (1985), não foi por ele idealizada, mas se trata de uma recolha de crônicas realizada postumamente.
II.
(
)
Milton Dias foi professor de Língua e de Literatura Italianas na Universidade Federal do
Ceará, o que serve para explicar as constantes alusões que ele faz, nas suas crônicas, a autores como Dante Alighieri, Giovanni Boccaccio e Francesco Petrarca.
III.
(
)
O Grupo Clã, do qual participou Milton Dias, surgiu em uma época em que a Segunda
Fase do Modernismo Brasileiro estava vigorando, ou seja, na Fase Regionalista.
IV.
(
)
Assim como Eduardo Campos e Moreira Campos, Milton Dias participou do Grupo Clã, agremiação literária da década de 40, que implantou, definitivamente, o Modernismo no
Ceará.
B) Escolha uma informação que você julgou FALSA, indique o número dela e a reescreva de modo a torná-la verdadeira.
Informação nº: ______________
Questão 01
Resposta: A) V- F- V- V; B) Milton Dias foi professor de Língua e de Literatura Francesas na Universidade
Federal do Ceará, o que serve para explicar as constantes alusões que ele faz a escritores franceses nas suas crônicas. Comentário: A questão explora conhecimentos acerca da vida e da obra de Milton Dias. A afirmação constante em I é verdadeira, pois Milton Dias faleceu em 1983, dois anos antes da publicação de sua obra
Relembranças, que data de 1985. Essa obra foi compilada pelo poeta José