Lingua portuguesa: aquisição da linguagem e
A linguagem é considerada a primeira forma de socialização da criança, e, na maioria das vezes, é efetuada explicitamente pelos pais através de instruções verbais durante atividades diárias, assim como através de histórias que expressam valores culturais. A aquisição da linguagem pela criança é aceita como um fato comum na sociedade, porém esse assunto tem sido estudado por estudiosos desde a antiguidade, muitas teorias foram apresentadas na comunidade cientifica, muitas descartadas e muitas são discutidas até hoje.
No entanto, a linguagem humana é extremamente flexível e criativa, é um privilégio humano, apoiada em regras gramaticais. Nós não paramos para pensar no verdadeiro milagre que é a capacidade da linguagem, o ser humano tem o poder de “entrar na mente” de outro ser humano e assim despertando curiosidade dando asas a imaginação, manipulando idéias, tudo isso e muito mais com o poder do uso da palavra.
Existem muitas teorias que tentam explicar como uma criança em condições normais, entre 3 e 4 anos domina com perfeição a língua falada ao seu redor, de todas essas teorias vamos falar de 4: o Behaviorismo, o Inativismo, o Cognitivismo Construtivista e o Sociointeracionismo.
Behaviorismo: (Skinner) ”a aquisição da linguagem se dá por estimulo/resposta aqui o autor desta teoria coloca que a criança precisa de um estimulo ou castigo.”
Inativismo: (Chomsky) “a linguagem é inata e superior a qualquer outra habilidade do ser humano”.
Cognitivismo Construtivista: (Piaget) “o ser humano possui a capacidade genética de adquirir conhecimentos, a linguagem é apenas mais um dos diversos conhecimentos”.
Sociointeracionismo: (Vygotsky) ”defedende que o desenvolvimento da linguagem, como das demais capacidades, se dá através da interação da criança com os adultos”.
O objetivo deste presente trabalho é de que o aluno aprenda a fazer um trabalho acadêmico, bem como aprender um pouco mais sobre as disciplinas.
Esta P.A. oferece ao aluno a oportunidade