Lindbergh Farias
Primeiros anos: Infância Lindbergh com seus irmãos.
Lindbergh nasceu em 8 de dezembro de 1969 em João Pessoa, capital da Paraíba. É filho do médico Luiz Lindbergh Farias e da professora universitária Ana Maria. Ele foi batizado com o mesmo nome do pai, uma homenagem do avô ao aviador americano Charles Lindbergh, que fez a primeira travessia solo do Atlântico em 1927. O Luiz vem do nome do avião de Charles Lindbergh usado na travessia do Atlântico, o “Spirit of St. Louis”. Passou sua infância na Paraíba, juntamente com seus três irmãos: Fred, Rodrigo e Georgiana.
Movimento Estudantil
Lindbergh com Lula, em 1992.
Seu avô era eleitor do Partido Comunista. O pai estudou no Rio e foi vice-presidente nacional da UNE em 1961. Segundo ele mesmo diz, ele cresceu cercado de livros sobre o pensamento da esquerda e, aos catorze anos, já se dizia socialista. Aos dezesseis filiou-se ao PCdoB.
Aos dezessete anos, começou a estudar medicina na Universidade Federal da Paraíba. Em 1990, entrou para o DCE (Diretório Central dos Estudantes).4 Aos 21 anos, foi eleito secretário-geral da União Nacional dos Estudantes (UNE) e se mudou para São Paulo.5
Em 1992, Lindbergh Farias foi eleito presidente da UNE, fato este considerado o início de sua carreira política. Naquele ano, conheceu o petista Luiz Inácio Lula da Silva.
Caras-pintadas
Lindbergh em protesto da UNE no Rio de Janeiro.
Assim que se tornou presidente da UNE, se mudou para o Rio de Janeiro, e, no movimento estudantil, liderou o histórico movimento dos caras-pintadas, em 1992, que contribuiu significativamente para o impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello.
Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, Lindbergh disse: "A gente saiu do museu, pegou a Avenida Paulista, desceu a Avenida Brigadeiro Luiz Antônio e terminou em frente à faculdade de direito da USP, no Largo São Francisco".
Carreira política:
Mandato como deputado
Lindbergh foi eleito deputado aos 24 anos.