LIMPEZA E DESINFECÇÃO DOS SUINOS
Maria Luiza Abaurre – Maria Bernadete Abaurre – Marcela Pontara
RESPOSTAS
LITERATURA
Capítulo 2: Literatura é uma linguagem
1. No texto, a história contada nos fala do primeiro beijo da vida de um menino. Como o texto aborda o primeiro beijo, naturalmente ganha um caráter singular, único.
Vários outros beijos se seguirão a esse, mas ele ficará para sempre na memória do menino por ter sido o primeiro.
2.
a) “Ele tentou contar toscamente, não sabia como dizer.”
b) A primeira marca é o aviso dado pelo narrador de que o menino irá contar, para a namorada, como foi o seu primeiro beijo. Outras pistas podem ser identificadas: na primeira cena (momento presente) temos apenas o menino e sua namorada como personagens; na segunda cena (momento passado), há vários garotos em um ônibus de excursão, mas a única personagem é o menino, porque toda a história contada gira em torno dele. Outro aspecto a ser considerado é a elaboração da narrativa, que ganha sofisticação na segunda cena. A primeira cena é marcada pelo diálogo entre os namorados. As frases, além de curtas, são bastante objetivas. Quando o narrador nos informa que o menino irá tentar contar “toscamente” o que se passou, há uma mudança significativa no uso da linguagem. Os diálogos desaparecem, começam as descrições, o uso de imagens, metáforas, comparações.
3. Antes de qualquer outra coisa, o grau de elaboração da linguagem já impede que o texto seja visto como mero relato de um acontecimento real. Além disso, não faz parte da nossa representação do real a ideia de que um menino considere seu
“primeiro beijo” o fato de tocar os “lábios” de uma estátua. Essa “resposta” oferecida pelo menino à pergunta da namorada se apresenta como uma criação poética da autora para tratar do tema da transformação física que promove a passagem da adolescência para a idade adulta.
www.moderna.com.br
080013 0033
PORTUGUÊS: CONTEXTO, INTERLOCUÇÃO E