Marketing infantil
O Comportamento de compra do consumidor infantil, frente às influencias do Marketing
Prof.
01/05/2013
RESUMO
Diante do desenvolvimento tecnológico e das comunicações em evidência nos dias de hoje, percebe-se a necessidade de estudos cada vez mais especializados, para melhorar o desempenho do marketing empresarial. Para tanto, buscou-se, através do presente trabalho de pesquisa conhecer a influência da Propaganda no comportamento de compra do consumidor infantil de 02 a 05 anos. Pretendeu-se também explicitar os fundamentos teóricos do processamento da informação, conhecendo como a imitação pode ser relevante na aprendizagem de compra. Para atender os objetivos propostos no presente trabalho utilizou-se da metodologia qualitativa, e o método exploratório descritivo para a análise do trabalho. Os principais resultados mostraram que as crianças reconhecem, falam e repetem algumas marcas que são divulgadas pela mídia, agem e solicitam produtos conforme a presença de endossantes e influenciam na compra da família. A criança é passível de entender, e apreender as propagandas, reagindo aos estímulos recebidos via televisão com um comportamento de consumidor exigente e constante. Percebem-se também as contradições presentes no trabalho, de um lado a importância da criança para o Marketing e de outro a influência muitas vezes negativas das mensagens televisivas.
Palavras-chave: Comportamento de compra do Consumidor Infantil, Propaganda, imitação como processo de consumo de produtos.
1- INTRODUÇÃO
Desde 1980 a população brasileira cresceu 42% segundo dados levantados pelo IBGE no Censo Demográfico. Esse crescimento não é percebido na população infantil, compreendida por crianças até 14 anos de idade. No mesmo período, o crescimento dessa faixa da população foi de apenas 8%. Os principais responsáveis por essa movimentação na pirâmide populacional brasileira são: a queda nas taxas de natalidade e o aumento na