Marketing Consumo Infantil
Mercado, comportamento e influência.
1 INTRODUÇÃO
A sociedade atual é marcada pelo consumismo, as pessoas são influenciadas pelos meios de comunicação e pelos grupos de referência a um consumo impulsivo, cada vez mais as empresas devem buscar estratégias de marketing para melhor conhecer estes consumidores. Conhecer os gostos, opiniões e os desejos dos consumidores é a chave do êxito nas vendas de um produto.
Segundo Schiffman e Kanuk (2000), o comportamento do consumidor é uma ciência interdisciplinar que investiga as atividades dos indivíduos relacionadas ao consumo. De acordo com o autor citado, estudar o comportamento do consumidor é estudar, o que, como, o porquê, o quando, onde e com que frequência às pessoas compram e consomem os produtos e serviços oferecidos na sociedade de consumo.
Dentre os vários grupos de consumidores, o que está cada vez mais exigente são crianças, obrigando o mercado a constantes mudanças sobre as preferências deste novo público. Mas já houve épocas em que as crianças não tinham poder de decisão, a escolha de roupas e alimentos, por exemplo, era feita pelos pais.
Hoje com a crescente participação da mulher no mercado de trabalho, os filhos ficam menos tempo com os pais, e estes tentam compensar a sua falta cedendo a todas as suas vontades. Os meios de comunicação desenvolvem a criatividade, influenciam na educação e nos valores de crianças e adolescentes em todas as fases.
Este paper quer identificar através de pesquisas bibliográficas a influência que os filhos exercem no comportamento de compra de seus pais e demonstrar como a mídia tem um papel fundamental para este comportamento.
2 CONCEITO DE MARKETING
Kotler e Armstrong (1993) definem marketing como o processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo de que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores. Descrevem também o conceito de marketing, afirmando que, para