MEIOS DE CONTRASTE
DEFINIÇÃO:
Contraste: São todas as diferenças de tonalidades perceptíveis a olho humano.
Meio de contraste: São substâncias que absorvem os raios x com maior ou menor intensidade que o meio natural, São introduzidos no organismo com a finalidade de visualizar tecidos ou órgãos que são insensíveis aos raios-X simples. É usado para superar a ausência de diferença de atenuação nos tecidos moles. Os meios de contraste possibilitam a visualização das diferenças entre os órgãos e demais estruturas anatômicas estudadas em um determinado exame.
CLASSIFICAÇÃO:
Natural: Ossos, músculos, gordura e ar
Artificial: São as substâncias introduzidas no corpo que permitem a visualização de estruturas tais como: vasos sanguíneos, bexiga, rins, alças intestinais etc.., (meio de contraste baritados e iodados)
DIVISÃO:
Contraste positivo ou radiopaco: São sustâncias de densidade maior que o meio que o circunda.
Ex: Sulfato de bário e as soluções iodadas.
Contraste negativo ou radiotransparentes: São substância de densidade menor que o meio que o circunda.
Ex: Ar
APRESENTAÇÃO:
Sulfato de bário: Não se dissolve na água , vem em embalagem tipo: copo de 150/200ml. Na sua forma natural é uma substância pulverizada semelhante a giz, é inodoro. Utilizado nos exames do trato gastro intestinal e tem como característica sua eliminação total pelo aparelho digestivo.
Ex: Gastrobar, Neobar, Bariogel, cebolar.
Contrastes iodados: Vem adicionado em ampolas para uso parenteral, volume e concentração variam de fabricante para fabricante entre 20,40,50,250ml.
Ex: Uromirom, Reliev, Hypaque
Contraste iodado sólido: Além dos contrastes iodados líquidos também têm contraste iodado sólidos, sob a forma de comprimidos usados para os exames de colicistograma oral (exame do sistema biliar).
Ex: Colibrina, Telebrix, Telepaque.
INDICAÇÕES:
Os contrastes são utilizados por via endovenosa, oral, retal. Os contrastes baritados são usados nos exames do trato