projetos
Introdução
O Sistema Solar é composto de todos os planetas que orbitam nosso sol. Além de planetas, o Sistema Solar também é composto de luas, cometas, asteroides, planetas menores, poeira e gás.
Tudo no Sistema Solar gira em torno de órbitas ou do sol. O Sol contém cerca de 98% de toda a matéria do Sistema Solar. Quanto maior um objeto, mais gravidade vai apresentar, e porque o Sol é tão grande, a sua poderosa gravidade, atrai todos os outros objetos do Sistema Solar em direção a ele.
Ao mesmo tempo, estes objetos, que estão se movendo muito rapidamente, tentam voar para longe do Sol, rumo ao vácuo do espaço sideral. O resultado dos planetas tentando ir para longe, ao mesmo tempo em que o Sol está atraindo, é que eles ficam presos no meio do caminho. Equilibrados nesse magnetismo constante, passarão a eternidade em órbita em torno de sua estrela-mãe.
No entanto o que podemos confirmar é que o sistema solar inteiro, juntamente com as estrelas locais, que são visíveis numa noite clara, orbita o centro da nossa galáxia, como um disco espiral de 200 bilhões de estrelas a que chamamos Via Láctea.
Aula 1: Para introduzir o assunto, iniciar a aula perguntando aos alunos o que eles conhecem sobre o sistema solar. À medida que eles forem se manifestando, vou organizando no quadro-negro palavras-chave que serão retomadas mais à frente.
Aula 2: Na segunda aula vou apresentar lides disponíveis em, mostrando os diferentes astros que compõem o nosso sistema solar. A medida que vou passando os slides vou fazendo perguntas para os alunos sobres as imagens. Isso vai levar todos a rever e ampliar as informações que tinham até então.
Aula 3: Na terceira aula os alunos irão fazer uma síntese de cada um dos slides baseados nas apresentações e discussões em sala. Essa síntese é feita por meio de uma frase que apresente a ideia principal do slide.
Aula 4: Na quarta aula os alunos irão apresentar essa síntese e construir uma maquete mostrando nosso