limiar anaerobico
Refere-se à intensidade de exercício onde o nível de lactato sanguíneo começa a se acumular numa velocidade mais alta do que vinha acontecendo em intensidades de exercício mais leves. A partir desse ponto a velocidade de produção de lactato ultrapassa a velocidade de remoção causando um acúmulo que vai se acentuando cada vez mais.
Existem basicamente dois Limiares: limiar 1: representa o ponto onde a produção de lactato é aumentada, mas ainda existe um equilíbrio entre produção e remoção, as fontes aeróbias de energia continuam sendo predominantes no fornecimento de energia para a atividade; limiar 2: representa o ponto onde a produção de lactato é aumentada desproporcionalmente ao que vinha acontecendo nas intensidades inferiores de exercício, e a fonte energética aeróbia não consegue mais manter "sozinha" (predominantemente) o fornecimento de energia, passando a necessitar de ajuda das fontes anaeróbias, que acentuam o acúmulo de lactato induzindo à fadiga precocemente.
A partir de agora quando nos referirmos ao Limiar Anaeróbio estaremos nos referindo ao Limiar 2
Até antes do limiar anaeróbio, produção e remoção de lactato estão equilibradas.
Utilizaremos nessa apostila ácido lático e lactato como sendo sinônimos, desprezaremos suas diferenças.
Em qualquer intensidade de exercício existe produção de lactato, porém em intensidades abaixo do limiar esse lactato não se acumula, pois a velocidade de remoção é igual a velocidade de produção. O lactato só vai se acumular quando a velocidade de remoção for inferior à velocidade de produção.
O Limiar Anaeróbio pode ser expresso em: VO2: ml.kg-1.min-1; Carga: km/h, mph, watts, kp, etc. Frequência Cardíaca: bpm
Referese a intensidade do exercício onde o nível de lactato sanguineo começa a se acumular numa velocidade mais alta do que vinha acontecendo em intensidade de exerciccio mais leve,
Apartir desse ponto a velocidade de produção de lactato ultrapasa a velocidade de