Separacao de misturas
Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC
Centro de Ciências Tecnológicas – CCT
Departamento de Química - DQM
Introdução ao Laboratório de Química
Exp. 06
Separação de Misturas
1. Introdução
As misturas são comuns em nosso dia a dia. Como exemplo temos: as bebidas, os combustíveis, e a própria terra em que pisamos. Poucos materiais são encontrados puros.
Qualquer material feito de duas ou mais substâncias, que não são combinadas quimicamente, é uma mistura.
O isolamento dos componentes puros, a partir de uma mistura, requer a separação de um componente do outro e vários métodos têm sido desenvolvidos com essa finalidade.
Alguns se baseiam nas diferenças de propriedades físicas dos componentes da mistura; outros, nas diferenças de propriedades químicas ou de características químicas.
2. Objetivos
Separar os componentes de uma mistura baseada na diferença de solubilidade em água e etanol (propriedades químicas) e nas suas propriedades magnéticas (propriedades físicas).
Identificar a pureza dos compostos separados utilizando a medida do ponto de fusão.
Aprender algumas técnicas de laboratório: filtração, aquecimento de líquidos e sólidos e determinação de pontos de fusão.
3. Metodologia
Neste experimento você usará várias técnicas de separação para separar uma mistura de limalha de ferro, areia, sulfato de cobre pentahidratado e uréia baseando-se na diferença de solubilidade destas substâncias em dois solventes: água e etanol (propriedades químicas) e nas propriedades magnéticas do ferro (propriedades físicas).
Como a limalha de ferro é o único componente que apresenta propriedades magnéticas, esta pode ser facilmente separada do restante da mistura com a utilização de um imã. Em seguida, você deverá testar a solubilidade dos demais sólidos a serem separados nos solventes disponíveis (água e etanol). O solvente que consegue dissolver apenas uma das substâncias testadas, pode ser utilizado para separar esta