Behaviorismo
Vimos que a função da educação é integrar o indivíduo à sociedade. No entanto é importante saber que esta educação possui duas características: é una e múltipla.
UNA- deve inculcar no indivíduo idéias que fazem parte do meio social em que vive. Como vimos na visão de sociedade( organicista), a sociedade se caracteriza por ser um corpo social cuja tendência natural é o progresso e a harmonia( ordem). A garantia dessa tendência nos é dada pela moral social (é sociedade, que impõe aos indivíduos, a conduta exigida pela sociedade). Nesse contexto, a educação se caracteriza por ser o ato de transmissão dessa moral. Logo, a educação é uma porque reproduz a sociedade.
Ex: em Atenas- escola formava espíritos delicados, embebidos em graça, Roma, homens aptos para a ação( guerra), na Idade média, a educação era cristã, na Renascença, toma o caráter leigo, mais literário, nos dias de hoje, a ciência tende a ocupar o lugar que a arte outrora preencha”.
Portanto, quando se afirma que a educação é una, significa que ela reproduz os valores essenciais a cada sociedade . “É uma ilusão pensar que o professor transmite suas idéias. Ao contrário, o professor reproduz valores e conhecimentos exigidos pela organização social em que está inserido”.
A educação é múltipla - além de transmitir valores comuns a todos os indivíduos de uma sociedade, ela transmite uma soma de conhecimentos distintos, que variam de classe para classe social ou profissão. Portanto, além de uma, pode existir dentro dessa unidade, uma certa diversidade ou especialização de conhecimentos ( naturais).
Segundo Durkheim, com o constante aumento da divisão do trabalho social (leva ao aumento da solidariedade) a cada dia que passa as pessoas se especializam em diferentes funções e assim ocorre com a educação: a educação que forma o médico, tem aspectos diferentes da educação dos engenheiros.
“ a educação não pode ser a mesma. Eis por que vemos, em todos os países