Ligações Quimica
Iônica e covalente
A Ligação iônica é formada a partir da atração eletroestática entre íons de carga opostas, positivos (cátions) e negativos (ânions). Essa ligação ocorre quando um metal reage com um ametal.
Para forma essa substancia iônica é necessário que o metal tende a ceder os elétrons da camada de valência de seus átomos, transformando-se em cátions, já para formação dos ametais é preciso que o átomo recebe elétrons de sua camada de valência transformando- se em ânions, até saturar essa camada com oito elétrons ou no caso de ser a camada k, dois elétrons.
Característica dos compostos iônicos:
Temperatura de fusão e ebulição muito elevados. Por consequência, toda substancia iônica é solida na temperatura ambiente;
Constitui cristais duros e quebradiço;
Não conduzem corrente elétrica no estado solido, porém quando dissolvido em agua, conduz.
Ligação covalente
Na ligação covalente ocorre o compartilhamento de pares de elétrons entre átomos, causando uma atração mutua entre eles, que mantêm a molécula resultante unida.
Os átomos que se ligam por uma ligação covalente, podem ser caracterizados com ligação simples (uma ligação), duplas (duas ligações) e triplas (três ligações).
Característica dos compostos moleculares:
As temperaturas de fusão e ebulição das substancias moleculares são baixas, comparando às das iônicas, na temperatura ambiente, temos essa substancias nos estados gasoso, liquido e solido;
A substancia molecular em seu estado puro não conduz a corrente elétrica em nenhum estado físico.
Referência bibliográfica
Carvalho, Geraldo Camargo. Química de olho no mundo do trabalho, 1.ed. São Paulo: Scipione 448 p.
Acesso dia 26.09 >.