Ligações ionicas
1ª Questão) Qual a diferença entre as ligações iônicas e as ligações covalentes?
A diferença entre ligação covalente e iônica é que na primeira, a diferença de eletronegatividade não é alta, então os átomos "não se importam" de dividir os elétrons... na iônica, o cátion tem uma tendência muito forte a perder o elétron e o ânion tem tendência forte a ganhar, portanto o cátion se desfaz do elétron que é "absorvido" pelo ânion.
2ª Questão) O que é estrutura de lewis?
Um símbolo de Lewis é um símbolo no qual os elétrons da camada de valência de um átomo ou de um íon simples são representados por pontos colocados ao redor do símbolo do elemento. Cada ponto representa um elétron.
Uma ligação covalente é aquela ligação química formada pelo compartilhamento de um par de elétrons entre dois átomos. A Estrutura de Lewis de um composto covalente ou de um íon poliatômico mostra como os elétrons estão distribuídos entre os átomos, de formas a mostrar a conectividade entre eles. No caso do metano, por exemplo, quatro elétrons, um de cada hidrogênio, mais os quatro elétrons de valência do carbono, são emparelhados na Estrutura, mostrando como cada átomo se conecta a outro por um par de elétrons.
3ª Questão) Explique a configuração eletrônica do lítio e flúor:
O Lítio tem um elétron em sua camada de valência, mantido com dificuldade porque sua energia de ionização é baixa. O flúor possui 7 elétrons em sua camada de valência. Quando um elétron se move do lítio para o flúor, cada íon adquire a configuração de gás nobre. A energia de ligação proveniente da atração eletrostática dos dois íons de cargas opostas tem valor negativo suficiente para que a ligação se torne estável.
4ª Questão) Quais são as principais características dos compostos iônicos?
- Apresentam ponto de fusão (P.F.) e ponto de ebulição (P.E.) elevados, esta característica é explicada pelo arranjo cristalino destes compostos. O arranjo molecular de uma ligação está tão