ligações iônicas
Existem quatro tipos de ligações químicas: ligação iônica ( ou eletrovalente), ligação covalente (ou molecular), ligação por ponte de hidrogênio e ligação metálica.
As substâncias químicas são formadas por moléculas compostas de átomos, unidos entre si por meio de ligações químicas. A energia armazenada por essas ligações, somada à da rede molecular do conjunto, determina a estabilidade dos compostos. Uma reação química rompe as ligações existentes entre os átomos das substâncias iniciais, ou reagentes, para dar origem a produtos finais da reação, por meio de novas ligações. A viabilidade de uma reação é dada pelo balanço global de energias que participam do processo. É necessário que exista uma energia inicial suficiente para eliminar a estabilidade das ligações dos reagentes e que os produtos finais tenham caráter altamente estável.
Ligação iônica:
Características:
• Sólidos cristalinos ( 25° C e 1 atm);
• Elevados pontos de fusão e ebulição;
• Duros e quebradiços;
• Boa condutividade dissolvidos em água / boa condutividade no estado líquido;
• Solvente principal: água.
A ligação iônica ocorre entre íons, átomos que possuem uma carga elétrica por adição ou perda de um ou mais elétrons. Na ligação iônica, o resultado final é eletricamente neutro.
Uma regra prática é que os coeficientes da fórmula final sejam o inverso dos índices da carga elétrica.
Um exemplo é o sal de cozinha ( NaCL – Cloreto de sódio). Albrecht Kossel observou, em