Redação publicitaria.
AULA 1
1. Escreva um pequeno texto sobre a afirmação: “Ao criar uma campanha publicitária é preciso ter em mente a necessidade de falar a coisa certa, para a pessoa certa, do jeito certo.” Conforme foi destacado na aula.
As palavras têm o poder quando estamos falando sobre publicidade, no caso criando uma campanha publicitária. Então todo cuidado é pouco, existem pessoas com gostos variados e na era que estamos a noticia corre rápido. Um erro mesmo que mínimo pode correr o mundo, gerar falta de entendimento, polemica via Internet e pode acabar sendo um motivo de chacota global. Concluindo o meu pequeno texto o jeito é tentar usar palavras simples, nada de palavras ambíguos que podem gerar a falta de entendimento do consumidor. Não pode faltar a pesquisa de campo para termos um melhor esclarecimento sobre o público, o que ele pensa, o que ele espera, para que o produto seja bem aceito pelo público alvo. Por isso que na maioria das vezes os textos de publicidades são pequenos e de fácil acesso ao entendimento, para que as pessoas mantenham o interesse de continuar lendo o que está sendo proposto.
2. Vamos exercitar a definição do público-alvo. Defina o máximo possível, através da faixa etária, sexo, classe social e características psicológicas o consumidor em potencial do produto (Revista Quatro Rodas) abaixo, lembrando que essa definição depende de outros fatores como o objetivo da propaganda e a situação, mas para efeito desse exercício vamos generalizar.
O público alvo da Revista Quatro Rodas não é um grupo homogêneo. A primeira parte desse grupo é de aproximadamente de 14 a 19 anos do sexo masculino e da classe média. Nem sempre esses rapazes compram a revista para adquirir um carro no curto prazo e sim se informar sobre os carros atuais e até mesmo sonhar com o carro desejado, quem sabe um carro futuro. A segunda parte do grupo e provavelmente o maior público alvo são homens da classe média e média alta,