Redação Publicitaria
JOÃO PAULO MENEZES
REDAÇÃO PUBLICITÁRIA
CAMPINAS
2011
JOÃO PAULO MENEZES
Redação publicitária
Trabalho /monografia/ artigo desenvolvido durante a disciplina de Nome da Disciplina, como parte da avaliação referente ao bimestre ou semestre em questão
Profesor(a): Prof. Nome Completo
CAMPINAS
2011
Comunicação
Comunicar é, sempre foi e sempre será o centro de todas as evoluções.
Mais do que uma necessidade humana, se comunicar – com eficácia – é a base dos relacionamentos e, assim, sejam eles profissionais, familiares, de amizade, comerciais, etc., a sobrevivência de todos nós.
O velho modelo de comunicação eficaz trata-se, basicamente, de um emissor, uma mensagem e um receptor.
Tirando todos os possíveis obstáculos, que vai desde uma internet ruim até o uso de gírias desconhecidas, o foco principal para que uma mensagem chegue corretamente ao receptor é o conteúdo e a forma da mensagem, que deve condizer com o contexto e, claro, com os códigos e signos escolhidos de acordo com a cultura de quem irá recebê-la.
Redação Publicitária Conceito e aplicação
Não há uma linguagem propriamente publicitária, ou comercial. Não como um idioma, que somente os especialistas saibam falar.
A redação publicitária é baseada em técnicas de linguagem e ferramentas que adéquam a lingüística à necessidade da compreensão, somada à persuasão.
Tudo isso, baseado em um objetivo: fazer com que o consumidor compreenda o objetivo de um determinado produto como o seu fabricante deseja, despertando, então a necessidade de consumo do mesmo.
Segundo Jorge s. Martins, em Redação Publicitária – Teoria e Prática, a chamada
“linguagem publicitária” foi surgindo à partir do aumento da produção industrial e, portanto, do consumo com o objetivo de incutir na sociedade as necessidades de consumo, claro, em razão de gerar lucros e aumentar, ainda mais, a produção, destinada, então, a:
- apresentar as