Ligações Intermoleculares
É a carga do átomo que tende a perder ou ganhar elétrons. Nos compostos iônicos, chama-se número de oxidação (Nox.) a própria carga elétrica do íon, ou seja, o número de elétrons que o átomo perdeu ou ganhou e essa carga recebe o nome de carga real. Ex:
Nos compostos covalentes, não há perda ou ganho de elétrons, pois estes estão sendo compartilhados. Por isso, o número de oxidação (Nox.) seria a carga elétrica que o átomo iria adquirir se houvesse quebra da ligação covalente, sendo que os elétrons ficariam com o átomo mais eletronegativo e essa carga rebebe o nome de carga teórica. Ex:
Considerando o conceito de número de oxidação, pode mos afirmar que:
Oxidação é a perda de elétrons ou aumento do Nox. de um elemento.
Redução é o ganho de elétrons ou diminuição do Nox. de um elemento.
Regras do Nox.
1. Numa substância iônica ou molecular estável, o somatório do Nox. de todos os átomos formadores dá 0. Isso ocorre porque o número de elétrons perdidos é sempre igual ao número de elétrons recebidos.
Ex: Na2SO4 1+ 6+ 2- 2 + 6 - 8 = 0
2. Numa substância simples, monoatômica ou não, o Nox. dos átomos envolvidos é sempre 0. Isso ocorre porque: se for monoatômico, não ganha e nem perde devido à equivalência da eletronegatividade; se tiver mais de um átomo, formará molécula. Neste caso, mesmo que as ligações covalentes se rompam, cada átomo ficará com seu próprio elétron, não gerando carga elétrica.
Ex: Fe Zn O2 N2 0 0 0 0 0 0 0 0
3. Existem Nox. que estão relacionados com as famílias as quais os elementos pertencem. Os da família 4A a 7A podem perder elétrons por se ligarem a átomos mais eletronegativos.
1A
2A
3A
4A
5A
6A
7A
+1
+2
+3
-4 a +4
-3 a +5
-2 a +6
-1 a +7
Ex:
Cl : 1+