Ligacões intermoleculares
• Objetivo: Entender, através das experiências que serão relatadas a seguir, o comportamento das ligações intermoleculares, tanto nas interações por pontes de hidrogênio quanto as de Van der Waals (que incluem as forças entre os dipolos (permanentes e/ou induzidos)) e entre os dipolos e íons. Entenderemos também o comportamento da tensão superficial dentro das experiências.
• Introdução: A Química, esta em nosso dia-a-dia de varias formas. E as ligações intermoleculares também. Essas forças de atração intermoleculares começaram a ser desvendadas em 1873 por Diderikvan der Waals, e atualmente se resumem em 3 tipos: forças de van der Waals, forças de dipolo permanente e pontes de hidrogênio Esse tipo de ligação ocorre entre as moléculas quando estão em seu estado solido e liquido(essas ligações se estabelecem em todas as substâncias constituídas por moléculas polares ou apolares.Essas forças são mais fracas no estado líquido que no estado sólido.)ao contrario das ligações covalentes estudas anteriormente que só são aplicadas para as moléculas no estado gasoso.
Isso reflete na maior força de atração, que consequentemente produzirá uma maior coesão entre as moléculas.Esta característica atinge muitas propriedades como,por exemplo,em um ponto de fusão e ebulição mais elevado.
As ligações intermoleculares não atuam isoladamente na molécula, uma mesma molécula pode ter mais de um tipo de interação, por exemplo, pode ter interações do tipo pontes de hidrogênio e também por interações dipolo-dipolo,elas não são tão fortes como as ligações iônicas ou covalentes, mas são muito importantes; sobretudo quando se deseja explicar as propriedades macroscópicas da substância. E são estas forças as responsáveis pela existência de 3 estados físicos. Sem elas, só existiriam gases.
Já a tensão superficial se resume ao resultado da força de atração entre as moléculas, determinada pelo tipo de interação intramolecular presentes. As