Ligacões intermoleculares
Educação Profissional de Nível Técnico em Química
Rafael Nunes
Douglas Mariano
LIGAÇÕES INTERMOLECULARES
Pontes de hidrogênio, forças dipolo-dipolo, dipolo-permanente, forças de London, dipolo induzido
Mogi das Cruzes
2014
Rafael Nunes
Douglas Mariano
LIGAÇÕES INTERMOLECULARES
Pontes de hidrogênio, forças dipolo-dipolo, dipolo-permanente, forças de London, dipolo induzido
Monografia apresentada a educação profissional de nível técnico em química da universidade de mogi das cruzes para obtenção e realização da P2 de informática
Orientador: Eduardo Chagas
Mogi das Cruzes
2014
EPIGRAFE
“O cientista não estuda a natureza porque ela é útil; ele a estuda porque se deleita nela, e se deleita nela porque ela é bela. Se a natureza não fosse bela, não valeria a pena ser conhecida, e se não valesse a pena ser conhecida, a vida não valeria a pena ser vivida.”
Henri Poincaré
RESUMO
As ligações intermoleculares, como o próprio nome indica, são forças de coesão de natureza eletrostática que se estabelecem em todas as substâncias constituídas por moléculas polares ouapolares. Estas ligações são muito mais fracas que as ligações intramoleculares (aquelas que se estabelecem entre os átomos no interior das moléculas). As ligações intermoleculares são vulgarmente conhecidas por forças de Van der Waals.
Estas ligações são as principais responsáveis pelas propriedades físicas dos sólidos e líquidosmoleculares e explicam o facto de a maioria das substâncias moleculares se encontrarem à temperatura ambiente, no estado líquido ou gasoso, e que algumas sólidas tenham pontos de ebulição baixos, fundindo ou evaporando com facilidade. São as forças intermoleculares que mantém as moléculas associadas nos sólidos moleculares.Como estas forças são fracas, os sólidos moleculares são moles.
Para a mesma substância, as forças