historia
*Projeto republicano Jacobino: defendida por setores da população urbana, que incluíam baixa classe media e setores intelectualizados, defendia a liberdade publica de reunião e discussão.
* Projeto republicano positivista: ess projeto tinha ampla aceitação no exercito ,visava a promoção do progresso, sempre com um espirito ordeiro , não revolucionário , e forte atuação do estado.
2) as mudanças que tiveram foram que o povo mais pobre foram excluídos, excluídos das participações politicas do pais fato esse relatado pelo jornalista Aristides Lobo “ o povo assistiu bestializado” aos eventos da proclamação.
3) a adoção da democracia e da forma republicana de governo (República Federativa, sob o nome República dos Estados Unidos do Brasil – reflexo da influência norte-americana); a existência dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário (extinguindo-se Poder Moderador, da época do Império); o exercício do Poder Executivo pelo Presidente da República, auxiliado por ministros de sua livre escolha;
4)ser homens e o voto não secreto eram excluídos mulheres analfabetos mendigos menores de 21 anos, padres e soldados.
5) Não, vota se desejar
6) O coronelismo foi um sistema de poder político que vicejou na época da República Velha (1889-1930), caracterizado pelo enorme poder concentrado em mãos de um poderoso local, geralmente um grande proprietário, um dono de latifúndio, um fazendeiro ou um senhor de engenho próspero. Ele não só marcou a vida política e eleitoral do Brasil de então como fez por contribuir para a formação de uma clima muito próprio, cultural, musical e literário que fez da sua figura um participante ativo do imaginário simbólico