ligações atomicas
Átomo: a unidade básica de um elemento, capaz de sofrer alterações químicas.
Número atômico: número de prótons no núcleo do átomo de um elemento.
Unidade de massa atômica (u): unidade de massa baseada na massa exata 12 para ¹²C6 .
Mecânica quântica: ramo da Física no qual os sistemas objeto de estudo só podem ter valores discretos (permitidos) da energia, separados por regiões proibidas.
Estado fundamental: o estado quântico de menor energia.
Princípio de incerteza de Heisenberg: estabelece a impossibilidade de determinar, com exatidão e no mesmo instante, a posição e o momento de uma partícula pequena, como, por exemplo, o elétron.
Fóton: partícula de radiação com um comprimento de onda e uma frequência associados. Também é referido como o quantum de radiação.
Números quânticos: conjunto de quatro números que permitem caracterizar cada elétron num átomo. São: número quântico principal n, número quântico secundário ou orbital P, número quântico magnético mP e número quântico de spin ms.
Princípio de exclusão de Pauli: estabelece que não pode haver no mesmo átomo dois elétrons com os mesmos quatro números quânticos.
Camada eletrônica: conjunto de elétron com o mesmo número quântico principal, n.
Configuração eletrônica: a distribuição de todos os elétrons de um átomo pelos respectivos orbitais atômicos.
Orbital atômico: região do espaço em torno do núcleo de um átomo, na qual é mais provável encontrar um elétron com um dado conjunto de números quânticos.
Cada orbital atômico está associado a um determinado nível de energia.
Energia de ionização: energia necessária para remover para o infinito um elétron do seu estado fundamental, num átomo.
Ânion: íon de carga negativa.
Cátion: íon de carga positiva.
Ligação iônica: ligação primária que resulta da atração eletrostática entre íons de cargas opostas. É uma ligação não direcional. Um cristal de NaCl é um exemplo de um material ligado