Liga Arabe
1. Introduçaõ
2. Contexto histórico................................................................. pág.3
3. Membros constituintes.......................................................... pág.4
4. Estrutra da Liga árabe........................................................... pág.5
5. Deliberações.......................................................................... pág.6
6. Principais Tratados................................................................ pág.6-8
7. Conclusão.............................................................................. pág.8
8. Referenciação bibliográfica.................................................. pág.8
1. Introdução
O meu trabalho tem como tema a Liga Árabe, tema sugerido pelo professor. Na minha opinião pessoal trata-se de uma organização interessante, pois trata-se de uma organização não ocidental. Iniciarei falando do Contexto histórico dos membros constituintes da sua estrutura e deliberações e os principais tratados.
2. Contexto histórico
A Liga Árabe, é uma organização de estados árabes prevista pelo Protocolo de Alexandria (1944) e fundada segundo a Carta da Liga dos Estados em 1945 no Cairo por sete países; para evitar a criação de uma base de influência não árabe na região; e reforçar e coordenar os laços económicos, sociais, políticos e culturais entre os seus membros, assim como mediar disputas entre estes. Após a II Guerra Mundial tornou-se um órgão de defesa dos países árabes. Os principais objectivos são, o de servir o bem comum assegurando melhores condições, garantir o futuro e trabalhar para fazer cumprir os desejos e as expectativas dos países árabes; reforçar os laços entre todos os Estados-Membros a nível económico, político, social e cultural; actuar com mediador entre os Estados.
Embora seja considerada pelas Nações Unidas, uma organização regional, tal classificação não corresponde à realidade, visto que seus membros estão