A liga arabe
A Liga dos Estados Árabes, mais conhecida por Liga árabe, é uma associação voluntária dos estados árabes autônomos criada em 22 de março de 1945. Tem por objetivo intensificar as relações e coordenar políticas e atividades destinadas o desenvolvimento de todos os estados árabes.
A Liga Árabe tem 22 membros (21 países mais a Autoridade Nacional Palestina). O principal órgão da organização é o Conselho, que é constituído por representantes dos estados-membros, tendo um voto cada. As decisões tomadas por unanimidade pelo Conselho pertencem 16 comitês, entre os quais o político, o econômico, o dos peritos árabes do petróleo e o comitê permanente para os assuntos administrativos e financeiros.
Em 1950 foi assinado o Tratado de Cooperação Econômico-Defensivo que estabeleceu a existência de um comando militar árabe que entrou em vigor em 1964. Destinado a coordenar as políticas nesse setor; um conselho de defesa, destinado a supervisionar a defesa comum, composto pelos ministros da Defesa e dos Negócios Estrangeiros; e uma comissão militar permanente, composta por representantes dos exércitos. A Liga Árabe dispõe ainda um vasto número de organizações especializadas, entre elas a Organização para o Desenvolvimento Industrial, o Conselho da Aviação Civil e o Conselho para o Desenvolvimento agrícola.
Em junho de 1976, o Conselho da Liga árabe decidiu o supervisionamento pelas forças da Liga as várias tentativas de cessar-fogo no Líbano e a manutenção de paz no território. O mandato das forças foi sucessivamente renovado. Em 1989, a Liga Árabe destacou um grupo de mediadores como resposta à deterioração política da situação libanesa, estabelecendo posteriormente um plano de paz que envolveria a sua verificação no terreno por um conjunto de forças observadoras. Em Agosto de 1990 os membros da Liga reuniram-se numa conferência convocada de emergência para discutirem a invasão e a anexação do Koweit pelo Iraque. Doze membros aprovaram a resolução que