Escolhas Profissionais
A escolha profissional também está directamente relacionada com a percepção e os juízos de valor em situações complexas e de incerteza. a escolha profissional baseia-se em sete factores específicos: tamanho específico da ocupação; quantidade de trabalhadores em “full time” (tempo integral); os salários; perspectivas profissionais; o género predominante na profissão; o nível de desemprego na ocupação e a idade predominante. Num estudo realizado concluiu-se que os individuos baseiam-se no conhecimento intuitivo que possuem das suas escolhas profissionais e provavelmente de alguns indicadores. Estes aspectos tem implicações directas relacionadas com a relevancia da informação ocupacional e com os aspectos chaves da orientação profissional.
Quaisquer que sejam os factores que influenciam as escolhas profissionais, algum conhecimento para operar nas suas escolhas é importante não só para o individuo mas também para a comunidade onde está inserida. Kelly and Lee (2002), descreveram que a indecisão na carreira como uma “questão implicíta” e que tem consequência directa da teoria e da prática obtidos na carreira educacional, da guia educacional e da informação prfissional.
Juízos de careira
Quaisquer que sejam os juizos de valores sobre uma determinada carreira gera-se num ambiente complexo e de incerteza. A incerteza na ocupação profissional provém da consequência que essa escolha poderá ter na vida de uma pessoa. Para reduzir essas incertezas alguns fazem planos para o futuro ou até vivem um dia de cada vez. Quanto a complexidade provém da variedade de factores a ter em conta (possibilidade de integração, satisfação, gosto ,segurança e estabilidade, e o provável sucesso na careira). A questão aqui é se os indivíduos devem ou não ter medo de todos esses factores ou como os analisar e se são capazes de lidar com a redução dos processos, que irá conduzir à decisão final.
Os juízos de valor são fundamentais para