Estudos sobre Liga Arabe
LIGA DOS ESTADOS ÁRABES
Florianópolis
2014
LIGA DOS ESTADOS ÁRABES
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Relações Internacionais, da Universidade do Sul de Santa Catarina.
Florianópolis
2014
sumári
1 FOLHA DE ROSTO 1
2 PROBLEMATIZAÇÃO 3
3 CONTEXTO HISTÓRICO 4
4 ESTRUTURA 5
5 ANÁLISE DE CASOS 6
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
7 referências 8
2 PROBLEMATIZAÇÃO
O que motivou a criação da Liga dos Estados Árabes? Quais suas funções e importância para os países membros? Em quais situações a Liga teve uma importante atuação no âmbito internacional?
3 CONTEXTO HISTÓRICO
A Liga dos Estados Árabes foi a primeira organização de integração regional fundada após a segunda guerra mundial, em 22 de Março de 1945, no Cairo, com a adoção da Carta da Liga Árabe, assinada por Egito, Iraque, Jordânia, Líbano, Arábia Saudita e Síria. A organização propõe uma maior integração dos países membros, que hoje são vinte e dois, em diversos âmbitos e defende uma identidade nacional unificada.
A ideia da Liga, no entanto, começou em 1942, quando o Reino Unido sugeriu a criação de uma organização internacional na região, na intenção de conseguir possíveis aliados contra o Eixo, na segunda guerra. No mesmo ano, houve a criação de um comitê preparatório para a fundação da Liga, por iniciativa do Egito. Somado a isso, há de ser considerado também o enfraquecimento dos Estados europeus durante a Segunda Guerra e as independências de países africanos nesse período.
As discussões e debates sobre as perspectivas e opiniões de cada Estado só chegaram a um resultado dois anos depois, quando foi assinado o Protocolo de Alexandria, que estabelecia os princípios da criação da organização, na chamada Conferência Pan-árabe em 22 de Setembro de 1944.
A Carta da Liga Árabe, assinada em 1945, possui 20 artigos que definem os objetivos da LEA, como a