lideres estratégicos
Liderança Estratégica é o processo usado para influenciar a consecução de uma visão de futuro desejável e claramente entendida, agindo na cultura organizacional, alocando recursos, orientando através de políticas e diretrizes, e estabelecendo consenso dentro de um ambiente global volátil, incerto, complexo e ambíguo, marcado por oportunidades e ameaças (DCLM, 1998, p.3).
Em razão das transformações que se esperam ocorrer nas décadas adiante, verifica se que, nesse contexto, será de inquestionável importância a atuação de pessoas estrategicamente posicionadas, capacitadas para o gerenciamento eficaz de suas organizações. Ou seja, na “sociedade do conhecimento” serão bem-sucedidas as instituições que possuírem em sua estrutura profissionais que enfrentem desafios, valendo-se, dentre outras competências, das relacionadas ao exercício da liderança, sistematicamente desenvolvidas e aplicadas. Dito isso, o papel do líder estratégico é essencial para uma organização bem sucedida.
Mark Zuckerberg, criador da maior rede social, é um exemplo de líder estratégico bem sucedido. No Facebook, Mark Zuckerberg vem desempenhando bem esta tarefa. Além de criar um ambiente propício à inovação, o CEO da rede social revela um cuidado especial na hora de contratar pessoas. O principal desafio é conectar pessoas que estejam alinhadas ao propósito da companhia e oferecer a elas oportunidades de carreira que fuja ao convencional, mesmo para profissionais de maior faixa etária. Esse clima de inquietação e constante busca por melhorias é o que permite à empresa se reinventar sempre. Cada colaborador no Facebook sabe que o propósito de Mark Zuckerberg é conectar as pessoas e tornar o mundo mais aberto. Este princípio tem orientado a empresa ao longo de nove anos e nunca mudou. Quando a marca tem um porquê, significa que existe um propósito claro. Assim se torna mais fácil construir um movimento em torno de seu produto ou ideia.As pessoas se sentem parte de algo