Se os homens fossem tubaroes
O texto tem como ideia principal a alienação do mais forte (o poder) sobre os mais fracos (a classe operária). Em que o poder oferecia educação, uma religião e moradia a todos. E eles deveriam obediência e fidelidade e que todos deveriam crer nos tubarões, sobre tudo quando dissessem que cuidam de sua felicidade futura. Os peixinhos deveriam evitar toda inclinação baixa, materialista, egoísta e marxista, e avisar imediatamente se dentre eles mostrasse tais tendências.
A ideia secundária é a qualificação e classificação dos funcionários.
Argumentos – qualificar, para selecionar dentre os destaques, assumir cargos e colocariam ordens e os classificavam .
Ex.: Detentores de cargos, cuidariam da ordem entre os peixinhos, t ornando-se professores, oficiais , construtores de gaiolas etc.
Segundo exercício sobre o texto “Se os tubarões fossem homens”
O texto tem como ideia principal a alienação do poder, sobre os menos favorecidos. Em que, a forma de gratidão era a obediência e fidelidade aos tubarões (o poder), já que os mesmos lhe "davam": educação, uma religião e moradia. Todos deveriam crer nos "tubarões", sobretudo o que eles dissessem.
Os peixinhos (os subalternos) deveriam evitar toda inclinação baixa, materialista, egoísta e marxista, e avisar imediatamente se dentre eles mostrasse tais tendências.
Já para disfarçar o autoritarismo, o poder tinha como estratégias, que no caso, seria a ideia secundária, de investir em qualificação de funcionários (os peixinhos) para selecionar dentre os destaques e assumir cargos, com isso, colocariam ordens e os classificariam como detentores de cargos, tornando-se professores, oficiais, construtores de gaiolas etc.