Questões Se os tubarões fossem homens
Essa espécie de alegoria representa uma suposta civilização no mar, onde os tubarões representariam um poder soberano ao assumir posições de governantes (grandes e poderosos, influenciadores e alienadores), ficando para os peixinhos o papel da população dominada e controlada por eles (classe baixa da sociedade, submissos socialmente e intelectualmente).
02 PARA QUE DISPENSAR CUIDADOS AOS PEIXINHOS?
Como em toda sociedade politicamente organizada, o povo (peixinhos) é peça chave para os governantes (tubarões). Os tubarões não podem dispensar cuidados aos peixinhos pois estes rendem das mais diversas formas ao governo vigente durante toda a sua vida (os peixes bem tratados se tornam alimento farto e fácil aos tubarões, assegurando sua sobrevivência e estabilidade). Os peixinhos, por sua vez, pensam que estão recebendo grande ajuda do governo e que estão em dívida com eles em relação a isso.
03 QUAL A NECESSIDADE DE PROMOVER FESTAS? DÊEM EXEMPLOS DE PROMOÇÃO DESSA NATUREZA PARA A REALIDADE QUE VIVEMOS.
A promoção de festas por parte dos tubarões pode ser relacionada à política do Pão e Circo da Roma antiga. Ao se iniciar uma civilização no mar, esta sofreria dos mesmos problemas sociais de outras civilizações: crescimento demográfico, desemprego, desigualdades, etc. Para manter a sociedade em ordem, idealiza-se festas para entreter a população que, em clima de distração, acaba esquecendo os problemas da vida e reduz suas chances de revolta. Ao mesmo tempo em que a população ficava contente e apaziguada, a popularidade dos tubarões entre os peixinhos ficava mais consolidada.
04 EXISTE ALGUMA SEMELHANÇA ENTRE AS ESCOLAS DOS PEIXINHOS E AS NOSSAS?
O fato de existir duas classes bem distintas que obviamente não tiveram os mesmos ensinamentos (peixinhos e tubarões) já remete às semelhanças entre as escolas dos peixes e as nossas. Assim como em nossa sociedade, essa diferença de ensino facilita que