introduçao a engenharia
O engenheiro civil é um profissional que atua como liberal ou como empregado, em empresas de caráter privado ou em estatais. Na atividade profissional liberal, atua como consultor, responsável técnico de projetos e de obras e perito em apoio judiciário, dentre outras funções. Pode ainda militar na área docente e ter acesso a cargos públicos, via concurso ou por indicação, dependendo do caso e da função.
O engenheiro civil pode apresentar formação em ciências exatas, com o necessário conhecimento básico da causa científica, para que possa elaborar uma rotina de cálculo estrutural e reconhecer os limites técnicos de fórmulas empíricas e de programas para computadores, como exemplos de atividade de projeto. Deve desenvolver senso crítico e espírito de trabalho em equipe, por exemplo incorporação de projetos, quando normalmente é conhecido como “engenheiro de obras”.
A importância da Engenharia Civil é tão grande para uma sociedade que se torna praticamente impossível pensar no mundo sem sua presença.
Tal importância deve-se ao fato desta ser essencial para o desenvolvimento de uma sociedade nas suas mais diversas formas. No momento da história do Brasil voltado para políticas públicas direcionadas para a aceleração do crescimento e consequentemente da atividade da indústria da construção, assim como as grandes obras da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e das Olimpíadas de 2016, verifica-se que os Engenheiros são os profissionais com conhecimento tecnológico, treinados para organizar, avaliar e projetar esquemas, processos e produtos, analisando todas as opções possíveis para se obter o melhor resultado e com maior custo-benefício.
Dessa forma, a Engenharia é extremamente estratégica e de fundamental importância para o progresso do país, tornando-se uma das áreas mais promissoras para os jovens brasileiros que buscam a formação universitária.