Liderença Na Psicologia
INTRODUÇÃO
Trabalhar com pessoas e com grupos é lidar diretamente com a resistência. Liderar é manejar com decisões que nem sempre agradam as pessoas, é administrar conflitos de interesses, é imprimir novas realidades, normas, procedimentos.
A liderança está relacionada com a tomada de decisões programadas e não programadas. As programadas partem de uma rotina e de um aprendizado. São decisões as quais o sujeito foi orientado a tomar e treinado para isto. As não-programadas estão inseridas num contexto novo, onde o sujeito que tomará a decisão se depara com uma situação a qual ela fará uso de um julgamento. Este julgamento depende de alguma maneira indefinida de experiência, percepção e intuição somadas a um espírito criador.
Ao liderar, você encontrará comportamentos de oposição, todo profissional que lida com pessoas e com grupos, deve compreender os fenômenos desse grupo para ter melhores condições de construir equipes e administrar os fenômenos relacionais.
A liderança é algo inato ou um líder pode ser forjado? O que diferencia Liderança de autoritarismo?
1- Líder:
É todo aquele que desejando ou não, consegue de outrem, adesão espontânea às suas atitudes ou idéias. Todo líder é capaz de provocar noutra pessoa estímulos psico-sociais, condicionando dessa forma, as reações coletivas.
Um líder pode ser consciente ou não do seu papel de condutor de homens. É a pessoa no grupo à qual foi atribuída, formal ou informalmente uma posição de responsabilidade para dirigir e coordenar as atividades relacionadas à tarefa. Sua maior preocupação prende-se à consecução de algum objetivo específico do grupo. Sendo que a maneira pela qual uma pessoa numa posição de líder influencia as demais pessoas no grupo é chamada "estilo de liderança".
Muitas características são normalmente apontadas como componentes necessários à personalidade de um líder, como honestidade, carisma, coragem, sendo que em qualquer ramo de atividade humana, podem ser encontrados