Liderança
"Liderança é exercício de autoridade e tomada de decisões". (Dubin) "Líder é o que consegue fazer com que os outros o sigam". (Cowley) "Liderança é o processo de influir nas atividades do grupo com vistas ao estabelecimento e ao alcance de suas metas". (Stogdill)
Todas essas definições têm importantes elementos em comum, pois falam da contrução da liderança como uma relação entre pessoas que influênciam e que com isso levem a ser seguidos e respeitados, ou seja são pessoas que conduzem outras para determinado obejtivo com pensamentos e ações.
TEORIAS DE LIDERANÇA
SITUACIONAL CARISMA ATRIBUIÇÃO TRANSACIONAL TRANSFORMACIONAL
Situacional: Busca identificar a situação que ocorre e então procurar a estratégia e o plano de ação mais aplicável para o que está acontecendo. Ela considera que existem milhares de situações possíveis dentro de um grupo liderado,o que faz com que os padrões não se apliquem a todos.
Carisma: Invoca esta característica do líder para ser o principal fator pelo qual ele exerce sua liderança sobre os seus liderados. Com este traço o líder cria uma empatia com seus seguidores, influenciando-os de forma natural a realizarem o seu papel, motivando-os a se ajudarem para conseguir chegar até o objetivo traçado.
Atribuição: É um processo bastante natural e que mostra claramente quem é o líder ou não dentro de um grupo de pessoas. É a criação de um líder dentro de um conjunto de pessoas com o consentimento geral delas, um dos principais requisitos para um ser humano se tornar o líder.
Transacional: É uma relação entre o líder e o subordinado bastante incomum, que é quando os dois trocam de papéis. Esta transação pode ocorrer em aspectos políticos, econômicos e psicológicos. Não é uma troca forçada, é apenas quando acreditam que isso irá beneficiá-los.
Transformacional: É aquela em que o líder cria um vínculo com os seus liderados, criando uma relação mais diferente das demais. Nesta teoria os dois evoluem juntos