Ciencias biologicas
Ivana Bortoli
Professor-Tutor Externo: Gicele Carvalho da Silva Marcon
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso de Ciências Biológicas (BID 0185) – Prática do Módulo I
22/06/12
RESUMO
O objetivo deste estudo constituiu em analisar as possíveis adaptações e as principais dificuldades de inclusão no ambiente escolar por alunos portadores de síndromes, buscando uma melhor capacitação de professores nesta área.
Pode-se destacar como sugestões: a implementação de políticas públicas preocupadas com as condições de trabalho, redefinição dos modelos de formação dos professores, e para toda equipe escolar, criação de espaços para que os professores possam trabalhar fatores afetivos, além de planejar a colaboração e garantir momentos para que os professores reflitam sobre suas práticas e avaliem suas ações, com vista a contribuir para uma prática profissional mais segura e condizente com as necessidades de cada educando, princípio da real educação inclusiva.
Palavras-chave: Inclusão escolar; Sentimentos; Dificuldades de professores.
1 INTRODUÇÃO
O tema inclusão vem sendo discutido entre associações, com alunos portadores de síndromes, educadores, familiares, líderes, dirigentes políticos, ou seja, há um envolvimento de vários setores sociais, particulares ou públicos. É um tema que tem suscitado debates, que buscam um movimento de transformação da realidade para se reverter o percurso da exclusão de pessoas com síndromes em uma sociedade que deve garantir direitos a todos, que acredite em seus cidadãos, e que todos possam crescer respeitando as diferenças de cada um e, até mesmo, valorizando-as.
Espera-se que os resultados dessa investigação contribuam não somente para reflexão dos professores, que precisam aprender a identificar e atender às necessidades especiais de aprendizagens de todas as crianças, portadoras ou