Reletótio de fisica

937 palavras 4 páginas
Relatório de Física

1. Introdução teórica.
A lei de Hooke pode ser definida como sendo a lei que calcula a deformação até o limite elástico dos materiais em geral.
Fel = K Δl
A expressão acima auxilia no calculo da deformação sofrida por um sólido, seja por compressão, distensão, tração, flexão.
O físico Inglês R. HOOKE (1635- 1703) em 1660 observou o comportamento de uma mola e constatou que sobre aquele sistema ocorria deformações elásticas diretamente proporcionais à massa colocada em uma das extremidades da mola tendo a outra em um ponto fixo. A figura abaixo mostra o comportamento da mola quando comprimida e quando distendida.
Essa observação foi verificada mais tarde, em todos os materiais já que não conhecemos corpos perfeitamente rígidos, uma vez que todos os tipos de materiais até hoje experimentados sofreram deformação mais ou menos apreciáveis, essas deformações podem ser divididas basicamente em duas: * Deformação elástica; o corpo submetido a uma força e após a retirada dessa o corpo retorna ao seu estado inicial. * Deformação plástica; o corpo submetido a uma força ultrapassa seu limite elástico e após a retirada da força não retorna a seu estado inicial.
Porem a lei de HOOKE só é aplicável quando essa deformação não excede seu limite elástico.
Segundo HOOKE existia uma proporcionalidade entre as forças deformantes e a deformação plástica produzida. Sendo assim HOOKE estabeleceu que houvesse um relacionamento entre força elástica, reação à força aplicada e a deformação sofrida.
Para aplicação da lei de Hooke em uma barra basta apenas determinar um fator de proporcionalidade conveniente ao material da barra. Tal fator é representado geralmente pela letra Y e é chamado módulo de Young. Devido a seção reta A de a barra ser diretamente proporcional a constante K e inversamente a L comprimento inicial, podemos afirmar que: k = LA
Então, para o caso da deformação de uma barra de seção reta uniforme A e comprimento L, construída com um

Relacionados