Vetores fisica 1
Vetores são representados por segmentos de reta em formato de setas orientadas no espaço.
As letras que nomeiam vetores são representadas como ao lado ou em negrito, incorporadas em um texto (entre outras maneiras).
Representação gráfica.
- Módulo: que é a magnitude do vetor, o valor numérico que ele assume. Vetores com módulo maior que outros são representados por setas mais extensas.
O módulo do vetor a é maior que o módulo do vetor b.
- Direção: é a orientação espacial do vetor. Exemplos: norte-sul, horizontal, vertical, uma direção que faz um ângulo q com o semi-eixo positivo da direção “x”(coordenadas cartesianas), etc.
- Sentido: definido para cada direção. Exemplos: sentido positivo do eixo “x”; sentido negativo do eixo “y”; da direita para a esquerda – na direção horizontal, etc. O mais comum é considerar sentidos positivo e negativo em um sistema de coordenadas cartesianas x,y,z.
Propriedades da soma vetorial
Propriedade comutativa
Propriedade associativa
SOMA VETORIAL Método gráfico: utilizado quando a soma vetorial é efetuada considerando a representação gráfica. Método das componentes: soma de vetores representados em termos de suas componentes e dos vetores unitários – vetores que possuem módulo 1 e indicam/representam direções no espaço.
Espaço tridimensional y ay
ax x az z
Espaço bidimensional y ay
ax Ex.
x
Pelo método das componentes
Multiplicação de vetores Podemos multiplicar vetores de duas maneiras diferentes: •Produto escalar, cujo resultado é uma grandeza escalar, é representado por um “ponto” entre os vetores:
- o vetor a escalar b é igual ao produto do módulo de a com o módulo de b multiplicado pelo cosseno do ângulo entre esses vetores.
Escrevendo os vetores em termos de suas componentes:
Os termos cruzados desaparecem, pois
ocorre para todo produto escalar entre vetores que sejam perpendiculares entre si.
Multiplicação de vetores • Produto