Fisica
Física 1
Capítulo 1 – Introdução à Física
A
ntes de começarem com os conceitos práticos da Física, é imprescindível para os alunos de Pré-Vestibular estarem certificados de que dominam os seus princípios, e que possuem a base matemática necessária. Para tanto, esta apostila tentará introduzir os conceitos primordiais de forma bastante sucinta, buscando assim benefícios didáticos. É importante lembrar que os tópicos abordados neste momento serão utilizados ao longo de todo o material.
Medidas Físicas A Física é a parte da ciência que lê a natureza, através dos componentes fundamentais do Universo, as forças que eles exercem e os resultados destas forças. Para efetuar esta leitura, o homem faz comparações com aspectos familiares a si mesmo. A essas comparações damos o nome de medida. Uma medida física é composta por dois elementos. O primeiro é um número, que dá a noção de dimensão da medida; e a segunda é a unidade, que é a comparação que está sendo feita. Por exemplo:
em uma unidade (no caso, o centímetro).
Logo, em Física, uma medida pode ser escrita como:
MEDIDA = NÚMERO X UNIDADE
No exemplo acima (Exemplo 1.1) nossa medida era 15 (número) x cm (medida)
Potências de Dez Exemplo 1.1: Uma caneta mede 15 centímetros. • Inferimos intuitivamente que a caneta é 15 vezes maior que um centímetro. Para ter a noção de dimensão do objeto, nos baseamos Para escrever as medidas científicas de forma mais simples, é comum utilizarmos a potência de dez. Esta é um forma de escrever os números em relação à base 10, e é interessante para facilitar cálculos com números muito grandes ou muito pequenos.
1 Capítulo 1 : Introdução à Física
Vetor Pré Vestibular Comunitário
Física 1
2 x 10³ n = N x 10e
Sendo: n a medida escrita na base 10 1 ≤ N < 10 e o expoente da base 10 3 casas para a esquerda Exemplo 1.2: 20m = 2 x 10¹ m 200m = 2 x 10² m 2.000m = 2 x 10³ m 0,3m = 3 x 10-1 m 0,03m = 3 x 10-2 m 0,003m = 3 x 10-3 m Em potência de dez: O