Liderança
O mundo corporativo atual está se modificando, o capital humano e o capital intelectual vêm sendo cada vez mais valorizados, nunca se ouviu falar tanto em termos como "motivação", "trabalho em equipe" e "recursos imateriais". Neste contexto, surge um ícone de grande importância para as organizações: O Líder. Garantir o sucesso dos projetos e objetivos de uma empresa, economizar tempo e recursos, agilizar e otimizar processos produtivos, motivar e inovar são só algumas das responsabilidades atribuídas aos líderes em diversas organizações, o que nos leva a um questionamento sobre qual seria, de fato, o papel do líder nas empresas.
Segundo Chiavenato, "liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam da melhor forma com os objetivos do grupo ou da organização". Sendo assim, o líder eficaz deve enxergar cada colabrador da equipe como uma pessoa única, com características, necessidades e objetivos próprios, que necessita se sentir importante, pois quando o colaborador percebe que a empresa possui interesse em sua vida pessoal e contribui para que ele realize os seus propósitos, em resposta ele se empenha para garantir o cumprimento de todas as tarefas que lhe são atribuídas e, automaticamente, garante o sucesso da organização.
O líder deve possuir a sensibilidade para entender o mercado de trabalho atual, pois há uma mistura de gerações convivendo e trabalhando juntas, são as gerações Z, Y, X e Baby Bummers, pessoas de diversas faixas etárias comcomportamentos, crenças e costumes diferentes. O líder deve aplicar um estilo de liderança compatível com cada um destes perfis, tarefa que não é nada fácil, mas o líder inteligente é capaz de se adaptar às circunstâncias e a administrar conflitos, tendo êxito ao formar uma equipe harmoniosa com essas diversidades.
Vemos como principais características técnicas em um bom líder: poder de influenciar pessoas, boa