Liderança
Todos nós temos o poder de influenciar. Já nascemos com ele e o desenvolvemos com o passar dos anos. Não há liderança sem influência. Como líderes cristãos precisamos ser uma boa influência, compartilhando a influência que Jesus tem em nós. Precisamos realmente ter uma influência positiva e abençoadora na vida de nossos liderados. Não basta influenciar: temos que fazê-lo positivamente.
Existem pelo menos cinco áreas de desenvolvimento da influência segundo Jonh Maxwell:
a) Sua Influência determina a abrangência de sua liderança – Não é o cargo que você ocupa mas sim seu poder de influenciar que o tornará um líder de poucos ou de muitos. Muitas pessoas acham que só pelo fato de serem eleitas pela Igreja como líderes é o bastante para o bom exercício da liderança mas isso não é verdade. Uma eleição não substitui sua influência. O poder financeiro, a simpatia ou o pertencer ao grupo por muitos anos também não. É a influência que determina a abrangência de sua liderança portanto, seja influente!
b) Não há influência em todas as áreas, portanto, determine bem qual é a área em que você tem melhor capacidade de influenciar. Todos nós teremos mais influencia em determinado ambiente e fazendo determinadas ações. Conheça a si mesmo para saber onde você será mais capaz de influenciar. Todo líder deveria escolher seus pontos positivos e investir ainda mais neles para que pudesse ter uma influência significativa em algumas áreas.
c) A influência pode ser positiva ou negativa. Assim sendo, esteja atento para que seu mal humor, negativismo ou outros elementos não se tornem uma influência negativa dentro de seu grupo. Se sua liderança é negativa daqui a pouco seus liderados se transformarão em uma massa negativa dentro da Igreja. O pior nesse contexto é quando negativo é sinônimo de anticristão. Peguemos por exemplo um líder que notadamente tem a fraqueza da mentira. Imaginemos que