Liderança
Não marque reuniões com seus liderados. Introduza-os na sua vida.
É muito comum sempre querermos marcamos reuniões com nossos liderados para dar um feedback, uma bronca ou um conselho e esquecemos que essa não é a forma mais eficaz pra isso. Queremos um ambiente perfeito, montamos uma imagem perfeita de tudo que vamos falar, às vezes até imaginamos a reação perfeita dos liderados e quando chega à hora, nada acontece como o planejado. Quantas vezes isso aconteceu com você?
Bem, se essa não é a maneira mais eficaz qual é então?
Tive um liderado que tudo que eu fazia gostava de incluí-lo. Se eu ia comprar roupas ele ia comigo, se eu fosse servir na igreja ele com certeza iria comigo, se eu fosse à uma festa infantil eu também o convidaria. Por quê? Porque liderar é relacionamento e célula é relacionamento. E foram nesses encontros que pude dar as lições mais valiosas a respeito de liderança para eles. Precisamos criar relacionamentos com nossos liderados, sair do conforto e nos dispormos a estar com eles e assim podermos dizer tudo aquilo que precisamos dizer para seu crescimento. Sempre imagino essa situação de uma pessoa sentada na sala assistindo televisão e não existe controle remoto, aí você precisa levantar pra trocar de canal. E o que acontece? Acostumamos com o canal que está porque temos preguiça de levantar. E muitas vezes é assim que a nossa liderança está. Queremos mudar de canal, mas não estamos dispostos a sair do nosso conforto.
Como líderes, nossos liderados precisam se sentir parte da nossa vida e não simplesmente como um chefe que marca de encontrá-lo por obrigação ou para falar algo importante. Isso deve ser cotidiano. Um exemplo para solucionar isso:
Digamos que você vai almoçar perto do trabalho do seu liderado e precisa falar com ele, mas quer ter uma reunião com ele para isso, e ai você não o convida para almoçar com você. Você percebe a oportunidade que esta perdendo de criar um vínculo maior com ele e de tratar aquilo que você precisa