Liderança
Liderança
Segundo Maximiano (2008, p.277), liderança é o processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas. Liderança é a realização de metas por meio da direção de colaboradores. A pessoa que comanda com sucesso seus colaboradores para alcançar uma finalidade especifica é um líder.
Na empresa estuda o representante da direção: Marcelo Caldas é o líder da empresa. É possível observar que este possui uma visão sistêmica em relação aos departamentos que lidera. Todo dia ao chegar faz reuniões com cada departamento e delega tarefas, atividades e procedimentos, para que no final do dia possa ter uma posição da produtividade do setor. Esse perfil de liderança está disposto a agilizar os processos para seus funcionários e consequentemente reduzir o tempo de trabalho, a pouco tempo implantou um sistema onde na sua visão é um facilitador de informações. Um gestor aberto a ideias de seus colaboradores e preocupado em ouvi-los, além de visar o bem estar do desempenho da empresa como uma todo e não somente individual.
Tomada de decisões
De acordo com Oliveira (2007, p. 142), “decisão é a escolha entre vários caminhos alternativos que levam a determinado resultado”. Sobre o processo de decisão:
Em uma organização, os problemas são muito mais amplos e complexos, envolvendo riscos e incertezas. Necessitam da opinião e participação de muitas pessoas, em diversos níveis funcionais. O processo de decisão em uma empresa ou organização deve ser estruturado e resolvido de modo formal, detalhado, consistente e transparente (SHIMIZU, 2006, p. 24). Oliveira (2007) destaca o processo de tomada de decisão com cinco etapas:
1. Identificar a situação que exige uma definição;
2. Analisar a situação em si;
3. Identificar as possibilidades existentes;
4. Definir o caminho a seguir;
5. Implementar o curso da ação definida.
Em relação a tomada de decisões nota-se que os colaboradores ao se depararem com algum