Trabalho de Geografia
SECRETARIA DE CULTURA E DESPORTO
ESCOLA ESTADUAL AYRTON SENNA DA SILVA
TÉCNICO EM HOSPEDAGEM INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
Divisão Internacional do Trabalho (DIT)
Boa vista-RR
Agosto-2013
Kissya Karla Lourenço Santos
Divisão Internacional do Trabalho (DIT)
Trabalho realizado com a finalidade de obtenção de nota no 3º bimestres da turma 301, na matéria de geografia, ministrada pela professora Jovita.
Boa vista-RR
Agosto-2013
Introdução
Pode-se afirmar que a DIT corresponde a uma especialização das atividades econômicas em caráter de produção, comercialização, exportação e importação entre vários países do mundo.
Desenvolvimento
DIT é uma sigla que significa Divisão Internacional do Trabalho, que expressa a forma como é feita a distribuição da produção a nível global, entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
A DIT é caracterizada pela especialização dos países na produção de alguma coisa, sejam produtos finais ou produtos intermediários, que vão ser utilizados na conclusão de um produto final. Esta necessidade surgiu porque não é possível que um só país consiga produzir sozinho todas as mercadorias que precisa.
Evoluindo juntamente com o capitalismo, a DIT é uma estratégia usada para aumentar os lucros, uma vez que ocorre a redução do custo do produto final. Existem vários autores que apresentam críticas em relação à DIT, afirmando que esta divisão é responsável por criar desigualdades entre países. Os países que estão em ascensão econômica, frequentemente compram tecnologias a preços muito elevados, e os seus produtos finais não atingem preços adequados, o que reprime o seu desenvolvimento, e consequentemente beneficia países economicamente mais fortes.
A divisão internacional do trabalho pode ser separada em três fases. A primeira fase (caracterizada pelo capitalismo comercial) ocorreu nos séculos XV e XVI, onde as colônias providenciavam os minerais, especiarias e mão de obra escrava, e as metrópoles eram responsáveis