trabalho de reciclagem
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
MANEJO DE RESÍDUOS
FÁBIA CORBACHO RIBEIRO
CAMPO MOURÃO 2014
Reciclagem e coleta do vidro
Os benefícios da reciclagem do vidro são inúmeros e incluem não só a preservação do meio ambiente e sua qualidade como material e embalagem, mas também a viabilidade econômica e a geração de empregos. A reciclagem do vidro preza pela qualidade perfeita do material. Para isso, é feita uma análise do vidro coletado para separar os diversos tipos de vidro e eliminar rótulos, tampas, impurezas e outros materiais que possam contaminar a reciclagem, para depois fazer uma lavagem dos vidros.
O vidro é um dos melhores exemplos do modelo de produção em circuito fechado porque é um dos materiais mais reciclados na Europa (67% em média). Isto se deve não só às suas características - é 100 % e infinitamente reciclável - mas também devido aos circuitos de coleta seletiva bem estabelecida. No entanto, mais pode ser feito e o estudo da ACR+ salienta algumas boas práticas. Uma das etapas mais importantes no processo de reciclagem de vidro são a separação e coleta seletiva do vidro. Nas empresas, condomínios e outros locais existem espaços destinados ao descarte de vidro.
Uma das primeiras etapas no processo de reciclagem do vidro é sua separação por cores (âmbar, verde, translúcido e azul) e tipos (lisos, ondulados, vidros de janelas, de copos, etc). Esta separação é de extrema importância para a fabricação de novos objetos de vidro, pois garante suas características e qualidades.
Reciclagem e coleta do óleo
Muitos bares, restaurantes, hotéis e residências ainda jogam o óleo utilizado na cozinha direto na rede de esgoto, desconhecendo os prejuízos dessa ação. Independente do destino, esse produto prejudica o solo, a água, o ar e a vida de muitos animais, inclusive o homem.
Quando retido no encanamento, o óleo causa entupimento das tubulações e faz com que seja necessária a aplicação de diversos