Liderança
O gerente, chefe ou supervisor é o individuo que foi orientado a tomar posição de comando, coordenação de pessoas e funções, independente de suas caractererísticas.
Liderança é algo que se espera de um gerente, chefe ou supervisor, e deve ser demostrada por meio da orientação, do envolvimento, planejamento e aproveitamento do que grupo que ele é responsável, de modo que ele possa alcançar os objetivos junto com o grupo.
Gerencia autoritária versus liderança
Em uma gerencia autoritária, as pessoas são levadas a produzir de uma forma limitada, sem ter a oportunidade de expor suas ideias, seus pontos de vista e a participar totalmente no envolvimento do grupo, em um ambiente que não demostra motivação e satisfação no trabalho. Já na liderança, as pessoas são levadas a produzir de uma forma mais aberta, mais envolvente, participativa, criativa, com satisfação e contribuindo mais para alcançar as metas estipuladas pela empresa.
Gerencia autoritária > Centralização; Distância; Silêncio.
Liderança > Participação; Aproximação; Comunicação.
Estilos de Liderança
Liderança coercitiva: Nas organizações que adotam esse método, o trabalhador é visto como uma mera "peça" de engrenagem, apresentando baixo índice de produtividade.
Liderança controladora: Se apoia em um poder centralizador moderado, embora use o poder da coerção. Nesse tipo de liderança as pessoas ficam limitadas às ordens determinadas pelo líder, cumprindo mecanicamente as funções que lhes são atribuídas.
Liderança orientadora: Tente incentivar a cooperação, permitando livre integração entre os subordinados, o que facilita a compreensão e a divulgação dos objetivos da empresa, congregando esforços e reduzindo a competição prejudicial ao bom desempenho do grupo.
Liderança integradora: Se baseia no princípio de que todo indivíduo, independentemente de sua posição na organização, é capaz de contribuir para alçançar os objetivos. Além de respeitar o empregado como indivíduo, o líder integrador