Dados antropométricos
2015
RELATÓRIO
No dia 13 de abril de 2015, os acadêmicos do curso de Nutrição do Centro Universitário Católica de Santa Catarina em Joinville/SC, juntamente com as professoras das matérias de Epidemiologia Nutricional e Avaliação Nutricional, se deslocaram até a Escola Municipal Professor Edgar Monteiro Castanheira, a fim de fazer a aferição dos dados antropométricos dos estudantes, para identificar o estado nutricional dos mesmos.
Foram avaliados os estudantes do 8º ano, com faixa etária média das meninas de 13 anos e 6 meses, total de 11 meninas, e faixa etária média dos meninos de 13 anos e 8 meses, sendo total de 22 meninos, e o total entre meninos e meninas faixa etária média de 13 anos e 7 meses, sendo o total de 33 alunos.
Para coletar os dados foram utilizados alguns instrumentos, tais como, a balança da marca Marte, portátil para coletar o peso, estadiometro Altura Exata para fazer a aferição da altura e o adipômetro para aferir as dobras cutâneas.
As dobras cutâneas que foram avaliadas foram tricipital, bicipital e subescapular. Além disso, foram coletados dados como nome, sexo e idade dos alunos.
Para a realização dos cálculos foram realizadas 03 (três) aferições das dobras cutâneas e do peso e altura. Posteriormente foi realizada a média das 03 (três) medidas coletadas e colocadas nas fórmulas adequadas para saber a classificação de percentual de gordura corporal, IMC-para-Idade e Estatura-para-Idade.
Para classificar as medidas antropométricas aferidas, foram utilizados índices como IMC/Idade e Estatura/Idade. As classificações adotadas para a aplicação dos índices foi a tabela de curva de crescimento (WHO Child Growth Standards, 2006), sendo utilizado escores-z e percentis.
Além disso, foi utilizada a tabela de ponto de corte de IMC-para-Idade estabelecidos para adolescentes (WHO, 2007) e a tabela de ponto de corte de